O que é manometria esofágica?

O exame de manometria esofágica consiste em avaliar o funcionamento do esôfago, ou seja, verificar sua contração e relaxamento durante a ingestão de água por meio da análise das pressões exercidas na sonda pelo órgão. Esse diagnóstico é extremamente importante para o paciente que apresenta sintomas de refluxo, pois as alterações no funcionamento do esfíncter podem facilitar o refluxo gastro-esofágico. A realização desse exame em uma situação pré-operatória, garante um procedimento com maior acurácia. O exame é realizado a partir de uma sonda siliconada que é introduzida pela narina, após a aplicação de um anestésico local, sendo conectada a um equipamento que perfunde água destilada pelos seus canais, gerando gráficos pelas pressões exercidas pelo esôfago.

A duração é de aproximadamente 10 minutos a partir do momento que introduzimos a sonda no paciente. O processo inteiro tem a duração de 20 minutos aproximadamente.

O paciente geralmente apresenta leve náusea durante a introdução da sonda, porém esse procedimento conta com diversas intervenções de enfermagem para proporcionar menor desconforto possível amenizando os sintomas e garantindo a melhor acurácia do exame e a satisfação do paciente.

Dúvidas Frequentes

Sim, a coriza não impede a realização do exame.

Não, o exame não tem a característica de ser dolorido.

Sim, a sonda não irá lesionar ou piorar a inflamação da garganta, o que pode acontecer é a mesma ficar, durante alguns minutos, mais irritada devido a permanência na garganta.

Não, o exame terá que ser remarcado e deve-se manter o jejum durante o período estabelecido.

Informe seus dados e entraremos em contato com você para agendar seu exame

WhatsApp Agendar