O que é pH Metria ?

O exame de pH Metria consiste em avaliar o grau do refluxo esofagogástrico do paciente, ou seja, verificar se o pH do esôfago é considerado normal ou patológico (Doença do Refluxo Esôfago Gástrico).

O exame é realizado a partir de uma sonda que é introduzida pela narina com a aplicação de um anestésico local, essa sonda é conectada a um aparelho cuja função é mapear durante as 24 horas (aproximadamente) os eventos de refluxos existentes nesse período.

A duração é de aproximadamente 15 minutos desde a introdução da sonda no paciente ao término do exame com as orientações necessárias.

O paciente geralmente apresenta leve náusea durante a introdução da sonda, porém esse procedimento conta com diversas intervenções de enfermagem para proporcionar menor desconforto possível ao paciente, pois buscamos meios para amenizar os sintomas garantindo a perfeição do exame e a satisfação do paciente.

Dúvidas Frequentes

Com certeza, é até mesmo indicado se alimentar após o exame para adequação da sonda e adaptação da mesma ao paciente.

Caso a sonda lhe cause náusea e induzir vômitos, a conduta é se acalmar e tentar não procurá-la no fundo da garganta, pois o risco da sonda sair é praticamente nulo. O importante é manter a calma e não tentar retirar a mesma sozinho(a) em casa.

Embora a orientação seja a de manter as funções normais durante o mapeamento, esses tipos de exercícios podem causar suor e assim descolar o eletrodo que fixamos em seu corpo, outro risco seria o de tracionar o conector do aparelho e este desconectar causando assim o cancelamento das gravações do período.

Não, durante o mapeamento não será permitido o uso de nenhum inibidor de ácido, como por exemplo: Omeprazol, Tecta, Nexium, Milanta Plus, ENO, entre outros.

Informe seus dados e entraremos em contato com você para agendar seu exame

WhatsApp Agendar